segunda-feira, 10 de março de 2014

RIO DE JANEIRO, PRIMÍCIAS DO BRASIL - EM TERRAS CARIOCAS SE DEU O PRIMERIO CULTO EVANGÉLICO NO PAÍS

O Protestantismo começou a ser implantado no Brasil em fins do século XIX; porém antes disso, durante as invasões francesa e holandesa, houve a celebração de cultos evangélicos. Dentre esses, o mais significativo foi o realizado em 10 de março de 1557 no Rio de Janeiro, pois foi o primeiro culto evangélico realizado no país e na América. Após passarem alguns anos fazendo incursões pelo Brasil atrás de pau-brasil, os franceses resolvem estabelecer uma colônia nas terras brasileiras, sendo escolhido o Rio de Janeiro. Uma expedição comandada pelo vice-almirante Nicolas Durand de Villegaignon (1510-1571) chegou à Baía da Guanabara em novembro de 1555 e implantou uma colônia chamada França Antártica. O local escolhido foi a Ilha de Serigipe (hoje ilha de Villegaignon, próxima ao aeroporto Santos-Dumont). Além de motivos econômicos, a França Antártica também teve motivos religiosos, pois os protestantes franceses queriam um lugar onde pudessem vivenciar livremente a sua fé, pois eram perseguidos na França. Simpático à Reforma Protestante, Villegaignon escreveu a João Calvino (1509-1564), o grande reformador de Genebra, solicitando o envio de colonos protestantes. 
Mapa francês de 1555 retratando a baía da da Guanabara
Foi enviado um grupo de evangélicos sob a liderança de dois pastores, Pierre Richier e Guillaume Chartier, que desembarcaram na ilha de Serigipe em 10 de março de 1557 onde celebraram o primeiro culto protestante no Brasil. No domingo, 21 de março, houve a primeira celebração da Santa Ceia. Nesse culto, Villegaignon renunciou formalmente ao Catolicismo. O empreendimento foi abalado por uma das pragas que mais atacam a Igreja: a religiosidade. Jean Cointac, ex-noviço, criticou a forma improvisada com que os colonos celebravam a Santa Ceia, reclamando da falta de vestes litúrgicas, de vasos sagrados e de pão sem fermento. Os pastores Chartier e Richier declararam que as Escrituras não mencionavam estas coisas, e que pretendiam continuar celebrando a Ceia daquele jeito mesmo. A maioria dos colonos apoiou os pastores, mas Villegaignon defendeu Cointac, pois embora estes renunciassem formalmente ao Catolicismo, ainda criam no dogma católico da transubstanciação, segundo o qual os elementos - o pão e o vinho - transformam-se, literalmente, no corpo e no sangue de Cristo durante a eucaristia, o que contrariava a doutrina calvinista sobre a Santa Ceia. 
Escultura representativa da Primeira Ceia Protestante nas Américas, localizada na  Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, Brasil.
A discussão se acalorou, e o pastor Chartier foi enviado à França em busca de instruções. Villegaignon, voltando-se ao Catolicismo, proibiu aos reformados a celebração da Ceia, as pregações, as reuniões de oração e expulsou os colonos protestantes da ilha. No continente, os colonos entraram em contato direto os índios tupinambás, procurando-os evangelizar. Esse evento o primeiro contato missionário evangélico com um povo não-europeu. Como a permanência dos colonos se tornou insustentável, o grupo expulso resolveu retornar à França a bordo de um navio que veio a naufragar. O navio foi salvo, mas cinco dos calvinistas acabaram voltando à ilha, onde foram aprisionados por Villegaignon. Este lhes apresentou uma série de questões teológicas exigindo uma resposta por escrito. Apesar das pressão, eles redigiram um documento conhecido como Confissão de Fé da Guanabara, onde se afirmava a fé evangélica calvinista e negava o Catolicismo. O texto completo da Confissão de Fé da Guanabara você encontra no seguinte link: http://www.monergismo.com/textos/credos/confissao_guanabara.htm.
Hoje na  Ilha de Villegaignon onde foi celebrado o primeiro culto protestante das Américas funciona a Escola Naval
Diante da recusa dos calvinistas em negar sua fé, Villegaignon condenou-os à morte. Três foram estrangulados e lançados ao mar, sendo os primeiros mártires do Brasil. Um foi poupado por ser o único alfaite da colônia e outro fugiu sendo morto mais tarde. Por fim, em 1567, os franceses forma expulsos da Guanabara pelos portugueses. Apesar de não ter logrado êxito, este empreendimento pioneiro serve de alerta para igreja brasileira moderna: devemos ter cuidado com o legalismo e a religiosidade. O episódio dos mártires calvinistas também inspiram a fé e a perseverança. Neles e cumpre o texto de Apocalipse 12.11: "Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida." É interessante notar que se o protestantismo contou inicialmente com o apoio da Coroa francesa, quando essa, na pessoa de seu representante (Villegaignon), retirou o apoio e passou a perseguir os crentes reformados esses demonstraram com a vida que, embora contassem com o apoio do Estado, não estavam atrelados a ele a ponto de renunciarem sua fé no Evangelho. Que registre-se também, nossa homenagem às Igrejas Presbiterianas, herdeiras dessa fé convicta e desafiadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário